Regulamento

Compartilhe

 

 REGULAMENTO DO PRÊMIO LEITOR SUL-MINEIRO

UMA TRAJETÓRIA LEITORA INOVADORA, INSPIRADORA

NO SUL DE MINAS GERAIS

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

ART.1º- A Rede Sul-Mineira de Comitês do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o PROLER Sul-Mineiro em diálogo com as Redes Sul-Mineiras de Amigos da Biblioteca (ABI-Sul de Minas), de Clubes de Leitura (CLÊ-Sul de Minas), a Seção Sul-Mineira das Academias de Letras (FALEMG-Sul), o Núcleo Sul-Mineiro da Associação Mineira de Arte-Educadores (AMARTE-Sul), todos reunidos no Coletivo Cultural Polígono Sul-Mineiro do Livro, (Leitura, Escrita, Literatura e Bibliotecas), em 2001, institui um prêmio anual, denominado PRÊMIO LEITOR SUL-MINEIRO, para destacar e evidenciar uma inovadora e inspiradora trajetória leitora sul-mineira.

OBJETIVOS

ART. 2º – O Prêmio tem como objetivos:
§ 1 – Mapear as distintas práticas leitoras sul-mineiras;

§2 – Conhecer os diferentes perfis dos leitores dos sul-mineiros;

§3 – Homenagear destacadas trajetórias leitoras;

§ 4 – Estimular a formação de leitores e de mediadores de leitura;

§5 – Fomentar os registros das experiências no campo da leitura e da mediação de leitura.

 

INSCRIÇÃO

Art. 3º – A participação está aberta a todos os trabalhos que estejam sendo realizados ou já tenham sido realizados no ano anterior ao ano da entrega do prêmio.

§1º – A inscrição é aberta a todos os leitores sul-mineiros, gratuita e exclusivamente digital pelo endereço (http://premioleitorsulmineiro/inscrições), ou ainda pelo e-mail premioleitorsulmineiro@gmail, por meio do envio de um dossiê de leitura, com 4 (quatro) páginas no máximo, contendo o relato da prática inscrita, conforme -Anexo-. A proposta é sempre apresentada no período de 1º de novembro até 30 de novembro do ano em curso.

Parágrafo único.  As dúvidas sobre a inscrição e demais questões poderão ser enviadas para os e-mails: contato@premioleitorsulmineiro ou premioleitorsulmineiro@gmail.com.

 

JULGAMENTO DAS OBRAS

Art. 4º – A comissão julgadora do Prêmio sempre será constituída por comissão de 5 (cinco) jurados (bibliotecário, pesquisador, professor, mediador, leitor).

§1º – Membros do júri e/ou seus parentes em 1º e 2º graus, não poderão participar com propostas de sua autoria.

§2º – O júri se compromete a analisar e observar cada proposta quanto à originalidade da ação, o potencial de replicabilidade, a adequação ao público, a apresentação do material de registro;

§3º – As decisões do júri serão definitivas, não cabendo contra estas decisões quaisquer recursos, reclamações ou impugnações.

 

DA PREMIAÇÃO

Art. 5º O prêmio é materializado num troféu entregue em cerimônia realizada para tal finalidade.

 

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO E ENTREGA DO PRÊMIO

Art. 6 º- O resultado do Prêmio será divulgado no portal do Prêmio Leitor Sul-Mineiro, sempre no dia 7 de janeiro, Dia Nacional do Leitor.

Art. 7º – A solenidade de entrega anual do Prêmio acontecerá em data e local de escolha do homenageado.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 8º – A inscrição, independente de qualquer outro documento, significa plena aceitação pelo solicitante ou representante da proposta, dos termos deste regulamento.

Art. 9º – Os relatos premiados passarão a fazer parte do repertório das entidades, redes, coletivos que se encontram reunidos no Coletivo Cultural Polígono Sul-Mineiro do Livro (Leitura, Escrita, Literatura e Bibliotecas).

Art. 10º Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora de cada edição do evento.

 

ANEXO

O relato da prática inscrita deve ser apresentado em 3 (três) páginas de forma clara e objetiva, com uma frase-síntese intitulando o texto, além de todas as informações relevantes, para sua avaliação pela comissão julgadora como finalidade, objetivos, metodologia, público-alvo, resultados bem como outras informações que descrevam e habilitem a prática do leitor em questão para concorrer ao Prêmio Leitor Sul-Mineiro.

Em página separada devem constar os dados (nome completo, meios de contato eletrônico, telefônico) das pessoas responsáveis pela ação (criação e/ou coordenação) e da pessoa responsável pelas informações no cadastro.

Não há necessidade do envio de arquivos como anexos contendo imagens, referências, documentos, artigos etc. sobre a prática, apenas a indicação de links em que mais informações possam ser acessadas.

Esclarecemos que para as práticas selecionadas como finalistas poderão ser solicitadas, a critério da comissão julgadora, a qualquer tempo, documentos e comprovações sobre as informações apresentadas na inscrição.

Em caso de dúvidas, elas deverão ser encaminhadas para contato@premioleitorsulmineiro ou premioleitorsulmineiro@gmail.com.